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sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Food Trucks - Modelo de negócios

Pode-se definir Food Truck como uma cozinha móvel, de dimensões pequenas, sobre rodas, que transporta e vende alimentos de forma itinerante. A infraestrutura necessária é planejada para poder atender às necessidades de preparação e comercialização dos alimentos segundo as exigências da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) municipal e estadual, Prefeitura, Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) e Detran (Departamento Estadual de Trânsito) e Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).
A maioria dos veículos é formada por trailers, furgões, caminhonetes ou caminhões adaptados. Para iniciar um negócio, é necessário constituir empresa e obter concessão da prefeitura e da vigilância sanitária, que irão avaliar e autorizar o uso do equipamento (carro).
Os tipos de carros variam bastaste, em termos de modelo e de custo, para adequar as diversas legislações. Segundo a fonte número 26, o investimento pode variar entre R$ 50.000 e R$ 70.000 ou a montantes mais altos, ao redor de R$ 200.000, conforme a tecnologia utilizada, adequações de suspensão e freios para tolerar o peso da cozinha e os equipamentos instalados.
Há pequenos, médios e grandes. No planejamento, o empresário deverá levar em conta que tipo de comida deseja comercializar, que equipamentos serão necessários dentro do veículo para garantir a segurança dos alimentos vendidos, as questões relativas às partes elétrica e hidráulica, material de divulgação da marca, como adesivagem e pintura, e, enfim, quanto poderá investir no negócio. De posse dessas informações, ele encontrará diversos modelos no mercado para escolher o que melhor se adaptará ao seu negócio, a saber:

- Triciclos: uma das vantagens dos triciclos é que a licença para dirigir é a mesma de motocicleta, habilitação A. Eles possuem cinto de segurança abdominal e não é preciso usar capacete em trechos urbanos. Podem ser usados para comercialização de alimentos refrigerados e congelados, desde que com compartimento térmico. Têm como limitação o espaço reduzido, que impacta tanto na quantidade a ser vendida como no número de pessoas que podem trabalhar. Em termos de estoque, a estratégia é ter próximo ao triciclo um apoio (depósito) para o abastecimento de produtos ao longo do dia de trabalho.






- Food bikes: esta é a alternativa mais econômica, de menor custo e sustentável de comercialização de alimentos sobre rodas, podendo ser customizado conforme o cliente, tendo a opção, também, de ser refrigerado para a venda de sorvetes, sacolés e iogurtes. As limitações do modelo são idênticas às citadas para os triciclos.







- Kombi: Estilo marcadamente retrô. Muito procuradas para comércio de alimentos.
O menor custo também favorece a preferência. Todavia, modelos muito antigos requerem manutenção sistemática e muitas vezes não têm os itens de segurança exigidos pelo Detran. O aspecto limitante é seu espaço para instalação de equipamentos e estoque, o que diminui a autonomia de venda em eventos de dia inteiro.






- Vans: Segundo a fonte 26, é considerado o melhor veículo a ser adaptado, pois a legislação de SP limita o tamanho do carro em 6,30 metros. Outro aspecto que favorece a escolha por vans é o maior espaço (em relação principalmente a kombis) para a instalação de equipamentos e estoque de alimentos, gerando uma autonomia maior em eventos.





- Cart: Equipamento separado do motor do carro, anexado a carro mestre. Vantagem: não requer carteira de motorista de caminhão, podendo o dirigente contratar o responsável por levar o cart ao evento. Demais características semelhantes às vans e aos caminhões.

 

Para os carros, além dos requerimentos legais sanitários e de prefeitura, outros aspectos precisam ser considerados, como permissão de condução (carteira de motorista para caminhão), IPVA, seguro automotivo, custos de estacionamento, entre outros.


Grande

Médio

Pequeno


Os caminhões poderão operar em dois tipos de negócio:

a) Alimentos elaborados previamente por completo:
Nesse caso, o truck é basicamente um ponto móvel de revenda, no qual o comércio é realizado e o cliente adquire um produto que foi preparado totalmente em momento anterior, em cozinha própria ou locada pelo proprietário do truck, que tenha alvará sanitário.

b) Alimentos manipulados:
Nessa situação, os empresários oferecem alimentos que serão finalizados no momento da venda. O pré-preparo será feito em outro local, como na cozinha própria ou locada, com alvará sanitário, sendo que os ingredientes pré-prontos devem estar disponibilizados de forma embalada e identificada segundo os padrões da legislação sanitária vigente.

Com relação ao local de atuação, a ideia implícita é que os caminhões se movimentem, estacionando e oferecendo seus produtos em locais diferentes da cidade. Entretanto, as cidades não dispõem de artifício legal para regrar a utilização dos espaços públicos de maneira itinerante, e, atualmente, apenas São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná possuem regramento para estacionamento dos trucks em áreas fixas, em área pública.
Devido a essa lacuna na legislação, os trucks, em sua grande maioria, têm atuado em áreas privadas, como estacionamentos, shoppings, parques ou terrenos locados. Nesse formato, o empresário enfrenta altos custos de diárias com locação do espaço onde estaciona o truck, além de ter limitada sua área de atuação.

Continua no próximo post.....




Fonte: SEBRAE

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