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quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Food Trucks - Gestão de Mercado


Como qualquer outro negócio, o empreendimento de um Food Truck requer planejamento, conhecimento do mercado, demanda, concorrência, pontos, legislação e diversos outros fatores, além da própria gestão em si e desenvolvimento de atividades de forma responsável, eficiente e sustentável.
Diversas questões que precisam ser avaliadas e que vão impactar diretamente o sucesso do empreendimento em seus aspectos mercadológicos estão relacionadas à localização do truck. Além de restrições legais de acordo com o município, é preciso considerar:

- Público-alvo

Entender quem é o público e conhecer seus hábitos é fundamental para qualquer negócio, mas para os trucks existe um desafio adicional: saber onde ele se encontra e planejar o melhor local para estacionar, ou de qual evento participar, a fim de atingir os clientes. Atualmente, a falta de tempo para refeições é uma constante, portanto, localizar-se próximo de seu mercado passa a ser um diferencial muito importante.

- Intempéries

Trabalhar na rua implica sujeição às condições meteorológicas. Um dia de chuva, de calor ou frio intenso ou de vento excessivo com certeza afastará potenciais clientes, que vão buscar ambientes protegidos. O planejamento das atividades e locais é fundamental para evitar perdas como contratação de pessoas, alimentos pré-elaborados que deverão ser descartados, etc.

- Poluição

Além das intempéries, estar em um ambiente aberto e não controlado traz o risco de diversos tipos de poluição que poderão inviabilizar a comercialização ou o consumo dos alimentos. Poeira, alto ruído de qualquer espécie, fumaça de veículos, odores desagradáveis, presença de lixo, dejetos ou sujeira, esgotos mal vedados, bueiros entupidos ou outras situações são influenciadores da disposição do público em permanecer no local, com consequente impacto nas vendas.

- Animais e pragas urbanas

A presença de insetos (baratas, moscas, etc.) e também outros animais, como pombos e pássaros, ou mesmo cães e gatos (de rua ou dos clientes) pode significar risco na segurança dos alimentos e, consequentemente, inviabilizar o espaço para o convívio e consumo de alimentos.

- Abastecimento de água

Impossível operar qualquer cozinha sem água potável. Portanto, o planejamento da oferta de água, desde o layout do caminhão – considerando local de armazenamento – até o abastecimento em cada local onde se considera operar, é atividade indispensável.

- Energia elétrica

Outra facilidade fundamental, o fornecimento de energia deverá ser planejado, com instalações adequadas e seguras, podendo ser captado da rede pública ou mesmo gerado por painéis solares (nesse caso, somente disponíveis para eventos diurnos) ou geradores.

- Descarte de lixo e água servida

Todo lixo gerado deverá ser armazenado e disposto corretamente. O planejamento do layout do truck, com espaço e lixeiras adequadas ao volume e tipo de resíduo gerado – papel, plástico, óleo de fritura, resíduos orgânicos, água de higienização de utensílios e mãos, etc. – é necessário e precisa observar as normas legais do município.

- Disponibilidade de banheiros

Esse é um ponto importante, pois ainda que se possa operar sem sanitários para clientes, não é possível deixar de disponibilizar sanitários para os funcionários. Assim, alugar banheiros químicos ou negociar com algum estabelecimento próximo são opções que devem ser consideradas.

- Segurança – aspectos gerais

Segurança do investimento (truck, utensílios, equipamentos, estoques, etc.) e também segurança pessoal dos funcionários e clientes são aspectos extremamente relevantes a considerar os altos índices de criminalidade que constatamos no Brasil. Contratar profissionais ou empresas de segurança ou optar por estacionar em espaços privados devem ser opções adequadamente planejadas e executadas com rigor. O veículo, em caso de incêndio, por exemplo, tem seguro, mas a cozinha está descoberta, sendo ela, talvez, a parte mais cara do investimento. Segundo Guilherme Ribeiro relatou na matéria referência número 46, as seguradoras atuais não contam com seguros para Food Trucks e, algumas, nem conhecem o potencial desse novo produto.

Os pontos acima são fundamentais, mas não esgotam as questões de gestão a ser consideradas. Por exemplo, a redução de custos operacionais com IPTU, locação de ponto, etc. viabiliza a oferta de pratos mais refinados com preços mais atrativos. Como garantir a lucratividade com um ticket médio menor? Por outro lado, se não há incidência de IPTU, o IPVA será devido de acordo com o truck e ainda existe a necessidade de motorista com habilitação adequada. Então, um ganho aparente pode ser na verdade um prejuízo se não houver a correta análise.

Ademais, estudo da demanda, elaboração de cardápio e preços, planejamento financeiro, implementação de políticas de pessoal e RH, determinação de boas práticas e procedimentos de segurança dos alimentos comercializados, escolha da embalagem, marketing e divulgação, entre outros, são algumas disciplinas que vão determinar a viabilidade e longa vida do negócio.





Fonte: SEBRAE

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